Lista de casamento: saiba fazer a sua!

11 de maio de 2020
Lista de casamento: saiba fazer a sua!

Lista de casamento: saiba fazer a sua!

Um dos assuntos mais delicados do planejamento do casamento é a lista de convidados. Essa é uma das primeiras decisões que os casais precisam fazer, sempre com muita calma e sem estresse.

O início

A primeira tarefa dos noivos é saber quantas pessoas serão convidadas. Lembre-se: quanto mais gente, (muito) maior o custo. Se a grana está apertada não é necessário fazer uma festa para 200, 300 pessoas. Seja econômico.

O número de convidados vai ser necessário para planejar toda a cerimônia e a festa. Qualquer fornecedor que você contratar vai precisar dessa informação para passar um orçamento correto.

Uma dica importante é não se estressar muito com a lista no começo. Ela vai ser feita e refeita diversas vezes.

Faça separações por categorias

Outra dica valiosa: comece a separar os nomes em categorias: familiares, amigos próximos, colegas de faculdade, pessoas do trabalho, convidados dos pais dos noivos, etc.

Outro ponto-chave na hora de escolher os convidados é responder algumas perguntas básicas: vocês vão incluir crianças? Todo mundo do trabalho vai ser convidado? Acompanhantes, namorados e ficantes também vão ser incluídos? Converse caso a caso.

Comece montando sua lista com todos os familiares, conhecidos e amigos que vocês gostariam de convidar. A lista vai ficar gigante, mas os próximos passos vão te ajudar a reduzir.

Hora de começar a editar a lista

Agora é a hora de fazer a edição: aquele parente distante que você não vê há quatro, cinco, dez anos realmente é imprescindível? E aquela amiga da sua mãe, que você encontra uma vez por ano? E aquele super amigo virtual?

A regra vale também para vizinhos e colegas de trabalho: convide se forem realmente próximos. Hoje em dia não existe mais essa obrigação de convidar pessoas que você só tem uma relação profissional.

Devem estar no casamento dos noivos quem realmente é especial para o casal, que tem convívio e que participaram da história dos dois. Leve sempre em consideração a proximidade, obrigação, as despesas e a importância da pessoa na hora de decidir cortar algum nome.

Imagem: www.casamos.com.br

Convidados dos pais

Aqui mora um detalhe importante. Se os sogros forem bancar 100% do casamento não coloque obstáculos na hora de convidar amigos deles. Mas se o casal for pagar tudo não tem nenhum problema colocar um limite de 10% a 15% para os pais da noiva e a mesma porcentagem para os pais do noivo.

Ausências

Infelizmente é comum alguns convidados não comparecerem à cerimônia e à festa e nem avisarem. Lembre-se:  quanto menor o número de convidados, menos faltosos. Quanto maior a lista, mais faltas.

Confirmação de presença

É importante montar uma lista de confirmação de presença. Ela dá ideia de quantas pessoas estarão no dia. Calcule entre 10 a 20% a menos: se você convidar, por exemplo, 200 pessoas, saiba que entre 20 e 40 podem não comparecer.

Como fazer a lista de confirmação de presença

– Coloque um telefone ou e-mail no convite. Estipule um dia para os convidados confirmarem.

– Site de casamento, como o Casamos, possui essa função. Basta os noivos entrarem e confirmarem.

– Contratar uma pessoa para fazer essa checagem é outra possibilidade. Mas lembre-se que isso gera ainda mais custos.

Compartilhar:

Fale o que você pensa

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of